História

Aldeia dos Fernandes, freguesia do concelho de Almodôvar, distrito de Beja, compreende uma área de 21 Km2 e a sua população engloba um número de aproximadamente 800 habitantes (2012). Em termos de povoamento, na actual freguesia, não existem vestígios concretos, que provem um recuo ao período da cultura megalítica. No entanto, em Gomes Aires, freguesia de que Aldeia dos Fernandes foi um simples lugar, estes encontravam-se em abundância.

O seu primeiro senhor foi Gomes Aires, pelos bons serviços prestados a D. Afonso Henriques no tempo da conquista cristã. O seu curato era da Ordem de Santiago no termo de Ourique, concelho ao qual pertenceu, tendo passado para o de Almodôvar pelo decreto de 24 de Outubro de 1855. Apareceu na comarca de Ourique em 1839, pertencendo a Almodôvar em 1862. No ano de 1878 voltava a integrar a comarca de Ourique.

Têm como orago São José.